fechar
dreamstime_xxl_82987794

Hoje em dia vemos diversos modelos de relógios para os mais diversos gostos, mas nem sempre foi assim.

Você sabe como surgiram os primeiros relógios de pulso?

“O primeiro modelo que se conhece foi feito cerca de 1814 pelo relojoeiro Abraham Louis Breguet, por encomenda de Carolina Murat, princesa de Nápoles e irmã de Napoleão Bonaparte.

A invenção é ainda atribuída, mais tardiamente, em 1868, a Athoni Patek e Adrien Phillipe, fundadores da empresa Patek-Phillipe. O modelo tornou-se rapidamente popular como adereço tipicamente feminino a partir dessa altura.

No início do século XX o aeronauta brasileiro Santos Dumont, por necessitar deste modelo por razões práticas, pois tinha as mãos sempre ocupadas em seus balões, pediu ao seu amigo joalheiro, Louis Cartier, que lhe fizesse um relógio de pulso especial.

Cartier colocou então uma pulseira de couro num dos maiores modelos de relógio de pulso femininos da sua coleção, e em março de 1904 ofereceu-o a Santos-Dumont. Este episódio leva a que se considere Santos Dumont como o responsável pela popularização do relógio de pulso entre os homens.

A Primeira Guerra Mundial foi o marco definitivo no uso do relógio de pulso, já que os soldados precisavam de um jeito prático de saber as horas.” (adaptado – fonte: Wikepedia)

 

 

O homem moderno adotou este acessório muito mais que um mero objeto para se verificar as horas, mas sim como um destaque a mais para a beleza masculina e para não errar na hora de escolher e usar seu relógio, apresentamos os três principais tipos de relógios:

 

  • SOCIAL: Este modelo é um clássico e traz a impressão de elegância e sofisticação ao homem, como o próprio nome já diz, deve ser usado com roupas sociais, podendo ser usado inclusive debaixo do punho da camisa. São relógios de caixas menores ou mais baixas e com pulseiras mais tradicionais como as de couro.
    Este tipo de relógio cai muito bem se você trabalha em ambiente mais conservador, como escritórios de advocacia, empresas que exigem uso de roupas sociais, etc., bem como eventos mais formais.
    Para quem anda sempre bem vestido, e presa por manter uma boa aparência e alinhamento mais formal este tipo de relógio é o ideal.

 

  • CASUAL: O modelo de relógio casual é aquele voltado para situações de maior informalidade, normalmente as pulseiras são de aço e a parte da caixa do relógio costuma ser maior.
    Aqui se tem uma versatilidade maior para o uso no dia a dia, principalmente para aqueles ambientes que não exigem tanta formalidade, pois os modelos casuais dão um toque de charme e informalidade.
    Este tipo de relógio cai como uma luva para dar uma volta no shopping, sair para algum lugar, festas, baladas, faculdade, etc., pois dão um caimento mais relax ao visual.

 

  • ESPORTIVO: Este modelo de relógio é voltado basicamente à pratica de esportes em geral e deve ser evitado ao extremo para ocasiões mais formais.
    Os relógios esportivos podem ter tecnologia voltada para alguma prática esportiva em específico (como corridas, natação e outras) e podem ser mais genéricos, sendo que normalmente são relógios mais robustos com pulseiras de borracha ou algum material semelhante.

 

Uma dica pra quem vai comprar o primeiro relógio, ou mesmo que já tenha outros modelos e tem dúvidas de como escolher, você deve sempre pensar nos seguintes detalhes:

  • Tamanho do relógio: O relógio deve ser proporcional e equilibrado ao corpo, constantemente vemos pessoas pequenas usando relógios gigantes e ou ainda pessoas grandes com relógios pequenos. Lembre-se proporção é essencial, por isso não adianta você comprar um modelo com a caixa grande se você tem o pulso muito fino;
  • Material da Pulseira: Na hora de escolher o tipo de pulseira, seja metal, couro ou borracha, lembre-se que o principal fator deve ser seu estilo de vida e personalidade.
    Se pergunte qual tipo de roupa você mais usa? Quais ocasiões eu mais saio? Como é o meu ambiente de trabalho? Qual tipo de esporte eu pratico mais?
    Assim você não corre o risco de comprar um relógio e deixar ele de enfeite na gaveta ou pior que isso, passar mico sem perceber que aquele de borracha não tem nada a ver com o terno que você está usando.
  • Compra como investimento: Você deve usar de bom senso na escolha do relógio, pois imagina você comprar um relógio com pulseira de couro estilo social para andar de skate? Não dá né?
    Se vai adquirir o primeiro relógio pense na compra como um investimento e que o seu primeiro relógio seja o mais versátil possível, por exemplo, dependendo do seu ambiente de trabalho e rotina de vida talvez o modelo casual seja o mais indicado para ser o seu primeiro relógio. Depois de adquirir o primeiro pense em comprar relógios mais específicos, como um social em couro com pulseira marrom, um relógio esportivo, etc.

 

Gostou das dicas? Compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe abaixo seus comentários.

Tag : acessóriosbem estarcasualclockeleganciaesportesesportivoexecutivohomem modernolifestyleluxomoda masculinamundo masculinorelógioroupa socialsocialtime
      Executive Men

      O autor Executive Men

      O Blog Executive Men é um espaço Premium online reservado para você que é Vip e quer estar antenado com o melhor do mundo masculino nacional e internacional.

      Deixar uma resposta

      Designed by

      best down free | web phu nu so | toc dep 2017